Raio atinge torcedora em campo de futebol de Marabá
Vítima, cujo nome não foi revelado, sofreu a descarga elétrica no Bairro São Félix 3.
No final da manhã deste sábado (3), um raio atingiu uma torcedora, embaixo de uma mangueira, próximo a um campo de futebol, no Bairro São Félix 3, em Marabá, no sudeste do Pará.
De acordo com testemunhas, a vítima estava em uma roda de conversa com outros torcedores, ao celular, o raio atingiu a mulher “em cheio” e destruiu o espelho de um galpão. As demais pessoas não foram atingidas, mas levaram um susto danado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e removeu a mulher ferida para o Hospital Municipal de Marabá (HMM), em estado grave, devido à descarga elétrica, porém viva.
Diante dos perigos das descargas atmosféricas representam, alguns cuidados na rotina doméstica são necessários, como explica o executivo da área de Segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes:
“Não devemos ligar qualquer aparelho eletrodoméstico durante chuvas com raio. E muito cuidado com as antenas de TV de canal aberto, pois podem causar queima de aparelhos. Por isso, desconecte o aparelho da tomada e jamais tente mexer na antena na hora da chuva”, orienta Alex.
A elevação térmica em uma descarga atmosférica, que é totalmente imprevisível e aleatória, consegue alcançar até 3 mil graus Celsius em frações de segundos:
Deve-se ainda evitar qualquer tipo de contato com objeto que possua estrutura metálica, a exemplo da geladeira, fogões, canos, entre outros. Objetos longilíneos e com ponta tendem a atrair os raios, como a vassoura de metal. O ideal é não manusear esse tipo de material em áreas externas enquanto acontecem os temporais. O uso de celulares conectados à tomada também deve ser evitado em qualquer circunstância.
Outra informação que traz alerta é que segundo especialistas, os raios com maior potência costumam cair antes do temporal. Nesses casos, o ideal então é procurar um lugar seguro logo que instabilidades forem avistadas.
(Portal Pebão com Informação/Portal Debate)