Na manhã da última quarta-feira (30), um incêndio em terreno baldio mobilizou o Corpo de Bombeiros no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas. O fogo, que se alastrava rapidamente, chegou a ameaçar a rede elétrica de uma casa próxima, segundo o tenente-coronel Hugo, subcomandante do 23º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM). “Já ia haver outro incêndio na casa”, afirmou.
Enquanto a equipe combatia as chamas, moradores apresentaram vídeos que mostravam um homem iniciando a queimada. Com base nas imagens, os bombeiros localizaram o homem, que foi preso em flagrante.
O suspeito, que trabalha como catador de sucata, admitiu ter colocado fogo em fios e cabos na tentativa de extrair ferro e cobre para venda. Ele alegou não ter tido intenção de causar um incêndio de grandes proporções. “Queimei fora do capim, mas acabou passando pro capim”, disse, afirmando ainda não saber que a prática é considerada crime ambiental.
O caso foi encaminhado à 20ª Seccional Urbana da Polícia Civil, que segue apurando o ocorrido e ainda não informou quais providências serão tomadas.