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Governador Helder Barbalho anuncia privatização de rodovias; PA-150 e a Alça Viária vão a leilão nesta quarta-feira(15)
O Pará está prestes a ter os primeiros pedágios de sua história, como parte de um projeto do Governo estadual liderado pelo Governador Helder Barbalho. O objetivo é privatizar algumas rodovias, incluindo a Alça Viária e as PAs-475, 252, 151 e 483, e criar vários pontos de pedágio para os motoristas que trafegam por essas vias.
A Alça Viária, construída no governo tucano de Almir Gabriel para integrar a Região Metropolitana de Belém ao interior do estado, é um complexo com cerca de 74 km de rodovias e 4,5 km de pontes, que garante o escoamento da produção estadual e dá acesso às rodovias PA-151 e PA-481. Outra rodovia incluída no projeto é a PA-150, que tem mais de 330 km de extensão e liga Goianésia a Marabá no sul do estado.
O pregão para o leilão das concessões está previsto para começar às 14h00 de hoje (15), com um valor inicial de R$ 10 milhões. A concessão de uso das vias será por trinta anos e o valor a ser cobrado pelo pedágio será definido pelo Governo do Estado, que também vai decidir a periodicidade do reajuste do valor e as condições para a atualização da tarifa.
De acordo com a publicação no Diário Oficial do Estado, a privatização das vias tem como objetivo garantir melhorias efetivas na malha rodoviária, “proporcionando aumento da qualidade de vida do cidadão, redução de acidentes nas rodovias, desenvolvimento econômico, acesso aos serviços públicos, escoamento da produção agrícola e comércio de mercadorias e cidadãos”.
Embora a privatização das rodovias seja vista como uma forma de melhorar a infraestrutura rodoviária e aumentar a segurança nas rodovias, há críticas de grupos sociais e políticos que argumentam que a medida pode levar a aumentos de preços para os usuários e uma redução no acesso aos serviços público. No entanto, o Governo do Pará afirma que a privatização das rodovias será recompensada para a população e para o desenvolvimento do estado.
Portal Pebão