21 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) por fraude no concurso público da Prefeitura de Parauapebas, realizado em novembro de 2023. A denúncia, oferecida pelos Promotores de Justiça Magdalena Jaguar e Alan Pierre Chaves Rocha, baseia-se em um Inquérito Policial instaurado em novembro de 2023.
O concurso, realizado para atender determinação judicial após ação civil pública do MPPA, teve mais de 40 mil inscritos. A fraude foi descoberta após uma candidata ser flagrada em Palmares II, zona rural de Parauapebas, com o gabarito da prova antes da realização do exame.
De acordo com o MPPA, os denunciados cobravam entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 para fornecer o gabarito da prova aos candidatos. Os próprios candidatos relataram ter recebido orientações prévias em reuniões e utilizado ponto eletrônico e relógios durante a aplicação do exame.
A investigação da Polícia Civil também encontrou cartões-resposta com respostas idênticas, comprovando a fraude. A Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) forneceu os cartões dos candidatos aos cargos de auxiliar administrativo e fiscal de vigilância sanitária para análise.
O MPPA pede a anulação do concurso público e a responsabilização dos envolvidos. A investigação ainda está em andamento e outros envolvidos podem ser denunciados.
Este caso é um exemplo da importância da fiscalização rigorosa em concursos públicos para garantir a lisura do processo e a igualdade de oportunidades para todos os candidatos.