Em Marabá, com vários casos de covid-19 chegando, HMM adota restrições
O Hospital Municipal de Marabá (HMM) adotou novas medidas para conter o surto de covid-19 na unidade. As mudanças começaram a valer na terça-feira, 9 de janeiro de 2024.
Entre as medidas adotadas estão:
Obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências do hospital para servidores, pacientes, acompanhantes e visitantes;
Suspensão das visitas à clínica pediátrica, pronto socorro e clínica cirúrgica;
Realização de testagem prévia de pacientes internados e que serão transferidos entre setores do hospital, bem como de pessoas que apresentarem sintomas respiratórios;
Acionamento imediato do setor de epidemiologia em casos suspeitos.
A coordenadora do Controle de Infecção Hospitalar do HMM, Valdirene Duarte, explica que o protocolo é temporário e passará por uma nova avaliação no próximo mês.
Além das medidas já citadas, outras mais brandas também foram implantadas, como a limitação de visitas à UTI e UCE para um único visitante por dia, e à clínica médica para um único visitante por semana.
O médico infectologista do HMM, Harbi Othman, ressalta a importância da vacinação, pois graças ao imunizante a maior parte dos casos de covid-19 registrados atualmente são leves.
“Infelizmente, estamos vendo um novo aumento no número de casos de covid-19, com base em dados do HMM. Conforme esperado, o que a gente observa são casos em sua maior parte leves, provavelmente associado à questão da vacinação. Observamos também que os casos mais graves são pacientes que optaram por não se vacinar ou que estão com a última dose muito atrasada, o que também era esperado”, destaca.
O médico recomenda que pacientes que apresentem sintomas leves de covid-19, como tosse, mal estar, febre e dor de cabeça, busquem as Unidades Básicas de Saúde. Já aquelas pessoas que apresentarem dificuldade para respirar e sintomas mais graves, devem se dirigir ao HMM.
Em apenas nove dias de 2024, o Pará já contabilizou 194 novos casos e 10 novas mortes por Covid-19, segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) divulgado nesta sexta-feira (9). O Estado acumula 19.190 vítimas fatais da doença desde que a pandemia começou. Além disso, 887 mil pessoas já foram infectadas pelo coronavírus no Pará.