Canaã dos Carajás: Homenagens, agradecimentos e conquistas marcam o aniversário da ACL
Um culto ecumênico marcou a comemoração oficial de dois anos de posse e um ano de fundação da Academia Canaãnense de Letras – ACL, na noite de sexta-feira, 21, no auditório do Sine Canaã. A celebração contou com a presença de várias autoridades como a vice-presidente da FALPA, Rosa Peres; Junior Vaz Kanaí atual presidente da Academia Canaãnense de Letras; Moisés Alves, presidente em exercício da imprensa oficial do estado; Ronaldo Pinheiro, presidente da academia Tucuruiense de letras. Padre Edvan Oliveira Silva, pároco da Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro de Parauapebas, Irmão Rivaldo Mendes – Representando o Pastor da Igreja Adventista do Sétimo dia; Vanessa Silva Oliveira, diretora do Departamento de Ensino da SEMED – Secretaria Municipal de Educação, entre outras autoridades que se fizeram presente e o público que foi prestigiar o momento histórico vivido pela ACL.
A celebração contou com a presença de várias autoridades
Junior Vaz Kanaí atual presidente da Academia Canaãnense de Letras em sua fala
Rosa Peres, vice-presidente da FALPA-Federação das Academias de Letras do Pará, destacou a importância da FALPA para as outras academias e desejou que a Academia Canaãnense de Letra continuasse sua trajetória de luta e resistência. “O nosso papel enquanto FALPA é estar presente nos 28 municípios, é estar levando um trabalho de esperança para essas academias com apoio e contribuição para que elas possam estar cada vez mais fortes. Em nome do nosso presidente Franciorlis Viannza, eu desejo mais 100 anos de resistência e que essa academia possa estar presente em todos os lugares deste município. ” Disse Rosa Peres.
Rosa Peres, vice-presidente da FALPA-Federação das Academias de Letras do Pará
Ronaldo Pinheiro, presidente da academia de Letras de Tucuruí, citou que a academia de letras de Canaã sonhou e realizou o seu maior desejo, e concluiu parabenizando a festa e a todos. “São dias que nós estamos passando, são dias de quebra de paradigmas e hoje é um dia especial não só aqui para essa instituição e para esta região, mais para esse povo, porque é o dia de repensarmos a nossa própria existência, porque falar de literatura é falar também em “Literaluta” e essa luta é uma luta pela existência. Miguel de Cervantes cita uma frase interessante no livro Dom casmurro, “quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha junto é o começo da realidade”, e a academia de letras sonhou, pegou um sonho e transformou em uma realidade, claro que ainda vem muito pela frente, a Academia Tucuruiense de Letras e Artes, se congratula e vibra com esta linda festa parabéns”, disse.
Ronaldo Pinheiro, presidente da academia de Letras de Tucuruí
Moisés Alves, Diretor Administrativo e Financeiro da IOEPA – Imprensa Oficial do Estado do Pará, marcou presença e destacou o apoio da instituição a literatura paraense. “É uma satisfação muito grande aceitar esse convite. Estamos em uma grande luta para fortalecer a literatura paraense, fazer o resgate, é um desafio muito grande e exige que busquemos articulação das academias, das secretarias de cultura e educação, para valorizar a cultura e a literatura. Nós temos um desafio muito grande no estado, construir políticas públicas de valorização, não basta só publicar a obra, é preciso fazer com que circule. Em nome da Imprensa Oficial do Estado do Pará, na qual sou um dos fundadores e hoje estou representando nosso presidente, Aroldo Carneiro, quero dizer que a gente tem buscado na medida do possível valorizar, fortalecer uma rede de literatura, através da nossa editora pública, já publicamos 120 obras, é um desafio, mas, uma necessidade de fortalecer a literatura paraense, estamos à disposição de vocês, contem com o nosso apoio”, disse o jornalista.
Moisés Alves, Diretor Administrativo e Financeiro da IOEPA – Imprensa Oficial do Estado do Pará
Junior Vaz Kanaí se sentiu extremamente grato por mais essa conquista, que é o aniversário de posse. “No ano de 2021 trabalhamos e lutamos pela legalização da nossa academia e tivemos nosso reconhecimento pela FALPA, e em tempo curto conseguimos o nosso CNPJ. No ano de 2022 prestamos apoio as nossas confreiras a lançarem os seus livros. E nesse ano de 2023 é ano da esperança, muitos projetos estão nascendo e sendo escritos, e já temos data para lançar nosso 1° edital do município, o qual é onde vamos escolher o hino da nossa academia de letras”
A academia entregou os respectivos certificados de posse de cada um oficialmente com CNPJ da instituição, todos os membros estão oficialmente imortalizados.
Respectivos certificados de posse de cada um oficialmente com CNPJ da instituição