Câmara aprova concessão de comenda e títulos de cidadão honorário a personalidades de Parauapebas
O plenário da Câmara Municipal de Parauapebas aprovou na sessão ordinária de segunda-feira (8) a concessão da comenda municipal do Mérito Milton Martins e títulos de Cidadão Honorário a quatro personalidades que prestaram ou ainda prestam relevantes serviços no município
A comenda e os títulos foram propostos por meio dos projetos de Decreto Legislativo nºs 15, 16, 17 e 18/2022, de autoria, respectivamente, dos vereadores Eliene Soares (MDB), “Joel do Sindicato” (PDT), “Josivaldo da Farmácia” (PP) e Rafael Ribeiro (MDB).
Vão receber a homenagem, em sessão solene a ser marcada pela Mesa Diretora da Câmara, o jornalista Bariloche Teixeira da Silva, o músico Vamberto Oliveira Pereira, a empreendedora Maria do Espírito Saraiva da Costa e o engenheiro civil Dário Furtado Veloso.
Bariloche Silva
A proposta de concessão da comenda municipal do Mérito Milton Martins a Bariloche Silva foi feita por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 15/2022, de autoria da vereadora Eliene Soares.
De acordo com a legisladora, Bariloche Silva tem 35 anos de idade, é natural de Belém (PA), morou em Marabá e trabalhou em Parauapebas como repórter/redator e editor nos jornais A Notícia, Correio do Pará, O Regional, Folha do Sudeste e Carajás o Jornal, além de correspondente dos jornais Diário do Pará e O Liberal.
O jornalista atuou como assessor de Comunicação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz), Partido dos Trabalhadores (PT) e do então vereador Bruno Soares.
Foi editor-chefe da IN-Revista e é fundador do portal de notícias Pebinha de Açúcar, que está no ar há 15 anos e é um dos mais acessados portais de notícias de todo o Estado do Pará, obtendo por dia a média de 50 mil acessos únicos.
Na área social, Bariloche sempre foi solidário aos necessitados, ajudando milhares de pessoas através do Natal Solidário, evento encabeçado pelo Site Pebinha de Açúcar que só em 2013 distribuiu cerca de 10 toneladas de alimentos e vários presentes para famílias carentes.
Neste ano de 2022, o Portal Pebinha de Açúcar completa 15 anos no ar e Bariloche Silva continua se destacando, sendo pioneiro na área do jornalismo on-line e sempre levando notícias de Parauapebas para o Brasil e o mundo.
Vamberto Pereira
Já Vamberto Pereira vai ser premiado com o título de Cidadão Honorário por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 16/2022, de autoria do vereador Joel do Sindicato.
Natural de Riacho dos Cavalos (PE), Vamberto Pereira tem 61 anos de idade e é músico. Em 1978, decidiu ir morar em São Paulo, em busca de vida melhor, onde trabalhou como fiscal de ônibus, controlador e inspetor de tráfego.
Em 1980, partiu para o Estado da Paraíba, onde conheceu a jovem Maria de Fátima, com quem se casou e ambos retornaram a São Paulo, onde nasceram os filhos Leonardo e Vamberto Oliveira Júnior.
Em abril de 1985, desembarca no então distrito de Parauapebas e se encantou pela vila, “para nunca mais saí daqui, a não ser para passear na Paraíba”, afirmou o pioneiro.
No mesmo ano, Vamberto inicia sua vida profissional como apontador e apropriador da empresa Tenenge Engenharia, em Carajás. Depois, trabalhou na Sincoop, onde foi encarregado de controle e custo. Trabalhou também no departamento de pessoal da Serra Almeida, e depois foi para a Elicon. Por último, trabalhou na Saenge Engenharia, que fazia a obra de implantação do saneamento básico de Parauapebas e em mais duas empresas no Projeto Sossego, porém nesse período já conciliava as profissões administrativas com a de músico, fazendo shows em confraternizações de empresas, aniversários, casamentos e bares.
Maria do Espírito Costa
Por sua vez, Maria do Espírito Costa vai ser homenageada com o título de Cidadã Honorária por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 17/2022, proposto pelo vereador Josivaldo da Farmácia.
Segundo o autor da proposição, a empreendedora nasceu em Nova Olinda (TO), tem 51 anos, chegou a Parauapebas em outubro de 1983, com onze anos de idade, acompanhada dos pais e sete irmãos, e é mãe de Webson Alan da Costa Nascimento e de Edson Abel Costa da Silva.
Maria Saraiva dá aulas de corte e costura há 15 anos, utilizando de materiais reciclados para criar os mais diversos trabalhos de artesanato, confecção de joias e acessórios feitos de sementes, fibras e outros materiais naturais, além de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade, através de cursos voltados a essa área, tendo sido professora de corte e costura na Casa da Mulher em 2015 e hoje ajuda no Centro de Atenção Psicossocial.
O trabalho de Maria Saraiva atinge várias famílias, proporcionando renda extra para a casa de várias mulheres e servindo também como terapia ocupacional, retirando muitas vezes as mesmas de estados depressivos com as atividades relativas ao artesanato. Os produtos criados são vendidos em feiras livres em vários bairros da cidade durante todo o ano.
Dário Veloso
Por último, o engenheiro civil Dário Veloso vai receber o título de Cidadão Honorário por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 18/2022, de autoria do vereador Rafael Ribeiro.
Conforme informou o autor do projeto, Dário Veloso é natural de Belém (PA), tem 58 anos de idade, foi criado em Marabá e presta serviço em Parauapebas desde 1988, quando veio para cá a fim de trabalhar em uma empresa prestadora de serviços na execução de obras na Estrada de Ferro Carajás, com a construção de pontes e outras estruturas na região.
Desde então, Dário Veloso não parou de contribuir com o desenvolvimento de Parauapebas, sendo responsável por grandes projetos que transformaram o município, desde a época em que a vila foi emancipada.
Parte de seu trabalho hoje é utilizada pelo poder público, como escolas e área de lazer, o shopping de Parauapebas, além de projetos habitacionais como Casas Populares I e II, e estação de tratamento de água do Bairro Liberdade II. Dário também é responsável pela construção do prédio onde funciona a prefeitura do município e ainda pela obra de construção da Câmara Municipal.
O engenheiro civil também teve um papel importante na política do município e região, tendo como referência o saudoso pai Geraldo Veloso, que ocupou o cargo de prefeito em Marabá, e o filho foi candidato a prefeito de Parauapebas, mas foi como engenheiro que ele contribuiu e ainda contribui com grandes obras e feitos da cidade.
As quatro proposições foram lidas, discutidas, aprovadas pelos demais vereadores e encaminhadas à Mesa Diretora, que vai marcar sessão solene para entrega das honrarias.
Texto: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges / AscomLeg2022