A cadela da raça pitbull que entrou na escola Fernando Pessoa, no Bairro dos Minérios, na manhã desta terça-feira (04/06) e atacou um aluno do 6º ano foi recolhida da unidade de ensino por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Parauapebas.
Uma fonte ouvida pelo Portal Pebão relatou que não é obrigação do Corpo de Bombeiros fazer este tipo de busca, mas que a corporação decidiu pegar a cadela porque o animal estava colocando em risco a vida das pessoas, principalmente de crianças, conforme o episódio registrado na escola.
Como o quartel não tem um canil adequado para acomodar a cadela, ela ficou no local provisoriamente aguardando pelo tutor, que até a manhã desta quarta-feira (05/06) não apareceu para buscar o animal.
Diante disto, a presidente do Instituto Anjos de Patas, Rosineide Silva, entrou em contato com o comandante do Corpo de Bombeiros para ficar como responsável pela cadela. “Desde ontem eu tô recebendo várias mensagens de pessoas querendo adotar. É importante que as pessoas entendam que cães da raça pitbull não devem viver acorrentados e sob estresse, e é por causa disso que eles ficam agressivos. Eu decidi vir falar com o comandante para entregar esse animal para pessoas que realmente tenham responsabilidade”, destacou a defensora da causa animal.
Segundo Rosineide, aparentemente a cadela já possui dono, mas se for caracterizado o abandono ele poderá perder a tutela, haja vista que ela não pode viver solta das ruas e isso pode gerar consequências sérias para este tutor.
“Em caso de adoção, ela só será entregue depois de castrada para que não venha se tornar uma matriz para comercialização de filhotes”, explicou ela.