Um avião carregado com aproximadamente 200 quilos de skunk, uma variedade de maconha com alta concentração de THC, foi interceptado nesta quinta-feira (15/5) em uma área rural do município de Altamira, no sudoeste do Pará. A ação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Força Aérea Brasileira (FAB) frustrou o transporte da droga.
As autoridades federais já estavam monitorando a aeronave de pequeno porte assim que ela ingressou no espaço aéreo brasileiro. A FAB iniciou o acompanhamento tático, e a PF foi acionada para dar suporte em solo.
Próximo a Altamira, a FAB realizou o procedimento de interceptação padrão. Diante da ação das autoridades, a tripulação do avião realizou um pouso forçado na zona rural, ateou fogo na aeronave e fugiu do local antes da chegada das equipes policiais.
Apesar da tentativa de destruir as provas, as equipes da Polícia Federal que se deslocaram para a área do pouso forçado conseguiram resgatar parte da carga de skunk antes que as chamas a consumissem por completo.
O material apreendido foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Santarém, também no Pará, onde serão realizados os procedimentos legais cabíveis e as investigações para identificar os responsáveis pela droga e pela aeronave. A operação contou com o apoio das forças de segurança estaduais de Mato Grosso e Goiás, demonstrando a integração entre as diferentes instâncias no combate ao tráfico de drogas.