Se a conta de luz já estava cara, vai ficar ainda mais: a partir desta terça-feira (1º), a que a bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha nível 2, a mais cara do sistema de energia elétrica do país. A decisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a partir desta terça-feira (01/10).
Com o aumento da bandeira, os consumidores pagarão R$ 7,87 a mais a cada 100 kWh consumidos. Essa situação tem gerado grande preocupação, especialmente em cidades como Parauapebas, que já sofrem com constantes interrupções no fornecimento de energia.
Dicas para economizar:
Diante desse cenário, a Equatorial Pará oferece algumas dicas para ajudar os consumidores a reduzir o consumo de energia e, consequentemente, o valor da conta:
* Eletrodomésticos: Evite deixar eletrodomésticos em stand-by e dê preferência a modelos com selo de eficiência energética.
• Iluminação: Substitua lâmpadas incandescentes por LED, que consomem menos energia.
• Ar-condicionado: Mantenha a temperatura em torno de 23°C e utilize aparelhos com tecnologia inverter.
• Geladeira: Evite abrir e fechar a geladeira com frequência e verifique se a borracha de vedação está em bom estado.
• Lavadora de roupas: Acumule roupas para lavar de uma vez só e utilize a capacidade máxima da máquina.
Tarifa Social:
Para famílias de baixa renda, o Governo Federal oferece a Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante um desconto de até 65% na conta de luz. É importante verificar se você tem direito a esse benefício e realizar o cadastro.