A comunidade de Parauapebas está de luto pela perda de uma figura política marcante e querida. Ana Isabel Mesquita de Oliveira, mais conhecida como Bel Mesquita, ex-prefeita da cidade, faleceu aos 71 anos após uma longa batalha contra o câncer.
Bel, como era carinhosamente chamada, era professora, psicóloga e dedicou grande parte de sua vida ao serviço público. Eleita prefeita em 1996 pelo PSDB, governou Parauapebas por dois mandatos (1997-2000 e 2000-2004) e ainda foi deputada federal pelo Pará (2007-2011).
Sua gestão foi marcada por diversas realizações e deixou um grande legado em Parauapebas. Por isso, Bel Mesquita era considerada por muitos a melhor gestora que Parauapebas já teve.
A equipe do Portal Pebão se solidariza com familiares, amigos e admiradores de Bel neste momento de profunda tristeza. Que encontrem força e conforto para superar essa perda irreparável.
Confira um pouco de sua biografia:
Paulista, Mesquita graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1974. Trabalhou como professora universitária na matéria de Psicologia social nas Faculdades de Educação e Cultura de São Caetano do Sul de 1976 a 1977, e foi psicóloga da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor entre 1977 e 1984. Mudou-se para Parauapebas em 1984, onde presidiu a Fundação de Ação Social e Cultural e o Conselho Municipal de Saúde.
Filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em 1995, partido pelo qual foi eleita Prefeita de Parauapebas em 1996. Em 2000, reelegeu-se para o cargo, mas desta vez pelo Partido Trabalhista Brasileiro. Em 2005 foi para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, elegendo-se Deputada Federal na eleição do ano seguinte.
Na câmara baixa do parlamento brasileiro, Mesquita integrou as comissões de Educação e Cultura, a de Seguridade Social e Família e foi Procuradora-Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher em 2009. Em 2011, a Presidente Dilma Rousseff nomeou-a Secretária Nacional de Políticas de Turismo.Ela permaneceu no cargo até o ano seguinte.