Em uma ação conjunta, a Polícia Federal e a Receita Federal desarticularam nesta quarta-feira (4/9) uma rede de contrabando e descaminho que atuava no Sul do Pará. A operação, que contou com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, teve como foco principal a venda ilegal de cigarros eletrônicos, proibidos pela Anvisa desde 2009.
As investigações apontaram para três empresas que comercializavam os produtos de forma aberta nas redes sociais, desrespeitando a legislação brasileira. Dois dos proprietários desses comércios foram identificados e tiveram suas residências vasculhadas. Além dos cigarros eletrônicos, foram apreendidos cheques e diversos produtos eletrônicos, como celulares e tablets.
A operação, que teve como base denúncias anônimas, teve desdobramentos em três municípios paraenses: Redenção, Canaã dos Carajás e Xinguara. Curiosamente, três dos cinco locais alvos da ação também eram investigados pela Polícia Federal em Rondonópolis/MT, o que indica uma possível ligação entre as duas operações.
As investigações continuam em andamento com o objetivo de identificar outros envolvidos na rede criminosa e desarticular completamente a organização.
Imagens e informações: :PF