O ex-presidente Jair Bolsonaro cumpriu agenda no Pará, visitando algumas cidades do estado. Apesar da viagem ter o intuito de declarar apoio político aos pré-candidatos para as eleições municipais, apoiadores feziram festa para recebê-lo.
Na última segunda-feira, 01, Bolsonaro e sua esposa Michele estiveram em Marabá, e nesta terça-feira, ele seguiu rumo a Parauapebas. Com uma breve passagem por Curionópolis, ele chegou à cidade pela manhã. Logo na entrada, enfrentou um protesto de opositores, que bloquearam a Rodovia Dr. Faisal Salmen.
O ex-presidente Jair Bolsonaro visitou Parauapebas e foi recebido com entusiasmo por seus apoiadores. Ele foi aclamado como “mito” pela multidão que lotou o local do evento. Apesar de um grupo de manifestantes ter tentado bloquear sua passagem, os apoiadores do ex-presidente reagiram e retiraram os manifestantes que bloqueavam a entrada da cidade na rodovia Dr. Faisal Salmen.
Michele Bolsonaro, em seu discurso, afirmou que o pré-candidato a prefeito com o apoio de Bolsonaro é o Dr. Felipe, não há outro. Ela disse: “Dr. Felipe é o candidato da Michelle Bolsonaro, de Jair Messias Bolsonaro, e candidato do PL. Não há outro. Respeitamos aqueles que estão aqui fazendo manifestação contrária ao nosso candidato, mas este evento é para os candidatos que apoiam o Dr. Felipe.”
O evento manteve forte o discurso de apoio ao candidato do PL, deixando de lado a retórica mais ideológica de direita e enfatizando o apoio ao pré-candidato a prefeito de Parauapebas, Dr. Felipe. Alguns apoiadores do pré-candidato Aurélio Goiano disseram ter se sentido ofendidos pelas palavras da esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que expressou claramente: “Esse evento é para os apoiadores do pré-candidato do PL.”
Apesar de ser uma terça-feira, um dia em que a maioria da população estava trabalhando, o ex-presidente, por ser popular, recebeu algumas críticas devido ao número de pessoas presentes.
Bolsonaro havia anteriormente sinalizado apoio ao candidato Aurélio Goiano, que era presidente do seu partido, o PL, em Parauapebas. No entanto, Aurélio foi desligado do partido, e agora está filiado ao Avante. Nos bastidores, comenta-se que a ausência de Aurélio no evento, líder das pesquisas em Parauapebas, poderia ter aumentado o número de apoiadores presentes.
Já o Dr. Felipe (PL), é o atual pré-candidato de Bolsonaro, em Parauapebas, ele ficou em terceiro lugar na última pesquisa de intenção de votos.
Rafael Ribeiro, atual presidente da Câmara de Vereadores, ficou em segundo lugar.
Quem esteve presente no evento foi pré-candidato, a perfeito de Parauapebas, Hipólito da H2 (Podemos) que foi coordenador da campanha de Bolsonaro em Parauapebas em 2022.