Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de ingresso no Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários (SMV-RM2), da Marinha do Brasil (MB). Elas vão até o dia 7 de dezembro de 2023 e devem ser feitas nos sites dos Distritos Navais (DN). A taxa de inscrição é de R$ 140.
A seleção é voltada para pessoas de ambos os sexos, com idade até 41 anos na data da incorporação, e nível superior completo, que atuarão na área de jurisdição dos Distritos. A previsão é que, seis meses após a incorporação ao curso de formação, os Guardas-Marinha atinjam o posto de Segundo-Tenente e, em outros seis meses depois, de Primeiro-Tenente, fazendo jus aos soldos dos respectivos postos.
As 410 vagas estão distribuídas em cinco áreas: Saúde (Médicos, Dentistas, Farmacêuticos), Apoio à Saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Musicoterapia, e outros), Técnica (Administração, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Psicologia e outros), Técnica-Magistério (Biologia, Educação Física, Geografia, História, Pedagogia) e Engenharia (Engenharia Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e Naval, dentre outras).
O vínculo entre os militares RM2 e a Marinha pode ser renovado a cada ano, podendo chegar a 8 anos, sem prorrogação deste período.
Etapas do processo seletivo da Marinha
Marcada para 25 de fevereiro do ano que vem, a prova objetiva cobrará a resolução de 50 questões de múltipla escolha em, no máximo, três horas. Nas demais fases, os candidatos ainda terão pela frente:
verificação documental e de dados biográficos
inspeção de saúde
teste de aptidão física
análise de títulos
Conforme estabelecem os editais, os aprovados inicialmente prestarão serviço por um ano. Na sequência, o vínculo poderá ser sucessivamente prorrogado por períodos de 12 meses, até atingir o limite de oito anos.