VIX Logística irá iniciar operação com ônibus elétrico em Parauapebas.
A VIX Logística, empresa do Grupo Águia Branca, inicia sua primeira operação de ônibus elétrico rodoviário em Parauapebas. Na Capital do Minério o ônibus irá transportar funcionários da mineração.
O chassi do ônibus elétrico é fabricado pela BYD e a carroceria é um modelo Marcopolo Viaggio 1050.
A EDP é responsável pela gestão geral do projeto, além de prover os serviços de mobilidade elétrica e operação dos carregadores.
Já a WEG participa como fornecedora das soluções para recarga rápida das baterias de íons de lítio do ônibus.E a CERTI contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica.
Ônibus elétrico tem autonomia de até 350 km
Com autonomia para rodar até 350 km entre as recargas da bateria, o BYD D9F é o primeiro veículo do tipo no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias. Com potência de até 410 CV e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro, possui carregamento rápido em até quatro horas. O veículo tem 12,9 metros de comprimento e capacidade para 44 passageiros.
Segundo informações da VIX logística, uma série de dispositivos de segurança e conforto estão presentes no veículo. Entre eles, visão 360 com câmeras auxiliares, sensor de visão térmica e de fadiga. Além de um sistema de inteligência artificial que atua na prevenção de colisões.
“O ônibus elétrico de uso rodoviário nos permitirá avaliar a viabilidade da eletrificação do sistema de transporte rodoviário de passageiros”, comenta o presidente da VIX Logística, Kaumer Chieppe.
Como não emite gases nocivos à saúde ou ao meio ambiente, o ônibus elétrico possui um ciclo de vida sustentável, com alto potencial para contribuir para a redução das emissões locais e atmosféricas.
Custo operacional até 70% menor
De acordo com a BYD, entre as principais vantagens do ônibus elétrico estão a eliminação de emissão de gases resultantes da queima de combustíveis sólidos e a eliminação de ruídos internos e externos. Por ser silencioso, o veículo também leva vantagem oferecendo maior conforto aos passageiros.
Ainda segundo a fabricante do chassi elétrico, outro destaque é o custo operacional do ônibus elétrico. A redução entre 60 e 70% menor em comparação com um ônibus a diesel convencional. O ônibus também apresenta maior disponibilidade. Isso porque o número reduzido de peças diminui em até 60% a necessidade de manutenção.
Quatro estações de recarga da WEG Electric Mobility estarão espalhadas pelo Espirito Santo. Sendo duas em garagens do Grupo Águia Branca e outras duas em localidades próximas a clientes da VIX. Para recarregar a bateria de íons de lítio do ônibus elétrico estima-se o tempo médio de 3 a 4 horas. Mas isso dependerá do nível de carga das baterias. O veículo traz ainda um sistema de regeneração que permite o carregamento da bateria em frenagens.
(Com informações do O Estadão)