Passeio de ônibus da prefeitura de Canaã dos Carajás custa R$300 mil e é alvo de investigação do MP
Foto: Reprodução / Prefeitura de Canaã dos Carajás |
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) ajuizou, nesta terça-feira (31), uma Ação Civil Pública (ACP) por improbidade administrativa contra a Prefeitura de Canaã dos Carajás. A ação foi ajuizada contra a prefeita Josemira Gadelha, o secretário de Educação, Edmilson Alves Peixoto, e o secretário de Governo, Luiz Carlos de Oliveira.
Segundo a ação, os agentes públicos promoveram um evento denominado “um tour pelas obras do Município”, no dia 2 de outubro. Na ocasião, a prefeita percorreu 80 obras em execução e concluídas no município, na zona urbana e na zona rural, acompanhada de autoridades, lideranças políticas e a população. O evento foi amplamente divulgado nas redes sociais oficiais da Prefeitura.
O Ministério Público alega que a ampla divulgação do evento, com a participação da prefeita, configura desvio de finalidade e promoção pessoal da gestora. A ação cita ainda que a utilização de itens da merenda escolar no evento também configura desvio de finalidade, pois os alimentos deveriam ser destinados à alimentação de estudantes.
O MPPA pede que a Justiça determine a suspensão dos efeitos do evento, a condenação dos agentes públicos ao ressarcimento do dano causado aos cofres públicos, no valor de R$ 310.357,36, e a aplicação de outras penalidades cabíveis, como a perda do cargo público.
A Prefeitura de Canaã dos Carajás ainda não se manifestou sobre a ação.